Você acredita que os endereços de IP podem um dia ficarem esgotados? Se sua resposta for que não, eles nunca vão ser esgotados você esta completamente equivocado. Especialistas afirmam que sim, e em menos de um ano.
Especialistas afirmam que em menos de um ano, sim, um ano, os endereços de IP que usam o padrão IPv4 estejam completamente esgotados. Mas claro no mundo da internet tudo tem solução, e fato é que o IPv6 já esta sendo usado há algum tempo.
Os endereços de IPv4 são compostos por um número de 32 bits, o que significa que existe cerca de 4 bilhões de endereços IP possíveis no padrão IPv4. A ARIN (organização responsável por gerenciar a distribuição de endereços IP na América do Norte) afirma que 94% desses endereços já foram alocados, ou seja, os outros 6% em menos de um ano serão esgotados.
Mas o padrão IPv4 são instáveis, ou seja, podemos ficar vários anos com esses 6%, ou então, podem até serem esgotados em menos de um ano, conforme a demanda. Mas tudo tem salvação, e ela é o IPv6!
Os endereços IPv4 como já citados são de 32 bits, já os IPv6 são 128 bits. Calculando que a quantidade de endereços aumenta exponencialmente com o número de bits, isso significa muitos novos endereços.
Os cerca de 3.4×1038 endereços IPv6 seriam suficientes para designar por volta de 50 mil trilhões de trilhões de endereços IP.
Mas essa mudança não é tão trivial, mas ainda bem que grandes empresas como Google e Facebook já estão fazendo essa transição. Em um ano ou mais, certeza é que o "circo esta fechando" para o IPv4, e o IPv6 é o mais indicado para a substituição. Em um ano, menos ou mais de vida, a transição uma hora terá que ser feita.
Coment�rios