Parece GPU, mas não é...

Você já viu uma "GPU"? Por que as aspas, porque o que a intel apresentou não é uma GPU, mas parece. É um produto ousado para HPC's, que são os computadores de alta performance, é baseado na arquitetura MIC, desenvolvida pela Intel.


 A Intel liberou esta semana uma apresentação no qual mostra um novo produto, que tem cara de GPU, arquitetura de GPU, parece uma GPU, mas não é uma GPU. Trata-se de um produto da arquitetura Intel MIC (Many Integrated Core), direcionado ao segmento de computação de alta performance (HPC).
De acordo com o slide, o Knights Ferry é um chip x86 com 32 núcleos de processamento, cada um dos quais com capacidade para tratar até 4 threads simultâneas, o que permite a esta CPU tratar até 128 threads. O processo de fabricação é o de 22nm.
Não parece uma GPU?!


Cada núcleo dispõe de um cache L1 de 32KB para instruções e mais 32KB para dados, e ainda há um cache L2 de 256KB L2 cache. No total o Knights Ferry dispõe de 8MB de cache L2 compartilhado.
O Knights Ferry parece muito com uma GPU, mas ele não é uma GPU pois dispõe de núcleos x86. A placa ocupa dois slots PCI-Express - em função do sistema de refrigeração, e contém ainta 2GB de memórias GDDR5, conectado ao sistema através de uma interface PCI-Express 2.0.
Especificações da "GPU"
A Intel informa que a arquitetura MIC é uma arquitetura de co-processamento, o que, na prática, significa que não pode ser usado com processadores Intel XEON em ambientes HPC - High Performance Computing (computação de alta performance) - sem a necessidade de reprogramação das aplicações.
O Knights Ferry é um produto derivado do projeto Larrabee.

StumbleDiggTechnoratiRedditDelicious

Coment�rios